terça-feira, 28 de abril de 2009

Labirintos. Os mistérios da alma.

Rocha com labirinto pré histórico gravado no lado direito.








As civilizações antigas tinham uma ligação especial com os labirintos. Em muitos relatos se encontra gravado a estreita afinidade que havia entre os labirintos e os mistérios da alma.

Muito antes das civilizações clássicas estamparem as suas marcas no mundo, o homem ainda em estado rude já atribuía poderes aos labirintos. Estes diagramas eram conhecidos como o mapa do universo interior, seja, a alma. Mesmo sem conhecer profundamente o espirito humano, este homem civilizado precariamente sentia profunda necessidade de expressar seu pensamento.

Muitas revelações ficaram enigmaticamente gravadas nos mais diversos diagramas antigos.


A grande maioria destes labirintos pré históricos, ainda não foi decifrada. Não sabemos como eram criados, nem porque. A razão que levava um homem primitivo ao ponto de despender parte de sua existência esculpindo imensos desenhos circulares ficaram perdidas no tempo. Gráficos cheios de intersecções, até pequenas pedras que provavelmente eram usadas como amuletos, estão espalhados nas quatro direções do planeta.


A associação dos labirintos com mandalas não chega a ser uma certeza. São diferentes em sua síntese. As mandalas segundo se sabe, têm ligação com o universo exterior. Sua finalidade tem origens na necessidade do homem em harmonizar-se com o cosmos. Já os labirintos estão estritamente ligados ao autoconhecimento. Os segredos e mistérios da alma humana ficaram planificados nestes desenhos enigmáticos.

Um comentário:

Helena Erthal disse...

Ricardo,

Foi ótimo pensar sobre os labirintos através de sua explanação.
Adorei a forma como distinguiu as mandalas dos labirintos.

beijos
helena