terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Minotauro, a injustiça mitológica.


"Nessa representação do herói Teseu trucidando o gigante "taurino", vemos um exemplo clássico de uma das maiores qualidades da arte grega.. A moderação sobre a emoção.. Teseu está desferindo um golpe de 300 quilos no monstro, mas no seu rosto vemos a expressão de um turista passeando entre as ruinas da Acrópole"..

Mas o que nos interessa é exatamente o próprio Minotauro.. Para começar o nosso monstro não teve sequer escolha. Pelo simples fato de ser irmão de Hércules e só para não atrapalhar a carreira do maninho, foi transformado nessa figura e aprisionado no labirinto de Creta.. Tenho sérias dúvidas quanto à localização desse "covil".

Condenação sumária sem direito à defesa, começamos mal hein? Um baita erro jurídico, ou causídico, sei lá!!! ninguém pode ser tratado dessa forma, nem na Grécia. Mas isso se aconteceu foi há milhares de anos....não interessa!!!

A verdade é que além do Minotauro ser condenado sem julgamento, foi setenciado à morte duas vezes..Num primeiro momento foi executado pelo próprio irmão, numa luta desigual já que o herói Hércules estava acompanhado de Pégasus, o cavalo alado.
Logo em seguida foi a vez do Teseu se servir da carcaça moribunda do pobre Minotauro.

Como podemos perceber na mitologia a lógica não funciona muito bem.. Minotauro era bem mais forte que Hércules, Teseu e Pégasus juntos.. mesmo assim fizeram picadinho dele...e duas vezes.

Mas pelos menos há notícias que o "taurino" viveu intensamente.. Amou e foi amado por centenas de ninfas jogadas a ele pelos seus admiradores.. Pablo Picasso resgatou esses encontros amorosos e os eternizou numa série maravilhosa de desenhos sobre o tema. Eu dessa vez fico com essa escultura que para mim é no mínimo elegante..

Um comentário:

Helena Erthal disse...

Oi Ricardo,
Sei que seu foco foi comentar a mitologia mas não resisto comentar sobre a escultura, ela me tocou.
Como você bem falou, Teseu mostra-se impassível antes de desferir o golpe final, porém a posição da cabeça do minotauro, seus olhos pouco marcados, como já desfalecidos, juntamente com o seu braço esquerdo apoiando o peso do golpe que virá, como última resistência...é carregado de dramaticidade. Não me canso de admirar a perfeição dos detalhes.
Sem contar com a magnífica escolha das linhas que formam um conjunto triangular muito equilibrado...
Eles seguiam cânones sim, alguns artistas podem criticar, mas o que eles conseguiram fazer dentro dessas regras hein!?.....
beijos