terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dionysios ou Dionísio.


A maior divindade secundária da terra. Ninguém teve sobre o gênio grego uma ação mais fecunda. A partir de um certo momento, tudo na Grécia sofreu influência do deus do vinho. A arte, poesia, vida social e a religião têm estreitas ligações com esse deus "polêmico". São diversas lendas que lembram, seu nome e lhe dizem respeito..Cada canto helenico enriquece com um novo mito com as aventuras maravilhosas do deus que ofertou ao homem o mais doce presente, o vinho.
Gerador de força, consolador nas aflições o vinho foi fonte inesgotável de inspiração e alegria.

Filho de Zeus com a ninfa Semele, foi perseguido por Artemis. Não conseguindo asfixiá-lo ainda no berço por serpentes, atacou-o com a loucura. Cybele o curou.
Escapou diversas vezes da morte até conseguir tornar-se adulto.

Em sua volta encontrou Ariadne filha de Minos rei de Creta..havia sido abandonada pelo marido Teseu. Consolou-a e amou-a e subiu com ela para o Olimpo.

O culto a Dionysios propagou-se rapidamente.. Em Atenas celebravam-se o seu festival de outono, nas vindimas (Dionysiacas) se provavam o vinho novo.
Durante essas festas praticavam-se brinquedos de enganos e jogos engraçados, assim originando as comédias.

Roma adotou as Dionysiacas como Bacanais, entretanto o grosseiro modo romano não soube conservar as virtudes religiosas dessas festas e em pouco tempo as Bacanais transformaram-se em orgias degradantes e escandalosas.

2 comentários:

Andréa disse...

Olá, Ricardo!
Belo post.
Dionísio, deus do vinho e do teatro. Correu o mundo conquistando terras e reunindo um grupo de exóticos seguidores. Onde quer que fosse, Dionísio ensinava aos homens a arte de fazer vinho e de apreciá-lo, fosse em orgias e danças.
Abraços

Ricardo Kersting disse...

Oi Cecília

Prazer em tê-la novamente em meu espaço.

Não consigo acessar ao teu blog, gostaria de conhecer teu trabalho.

Sobre Dionísio, é engraçado, mas a mitologia é omissa em alguns aspectos, ou pelo menos não é completa.. As informações sobre os cruzamentos na trajetória deste deus são no mínimo obscuras..
Grande abraço e um ótimo 20l0