domingo, 8 de março de 2009

Mulheres


Na minha ignorância, não me atrevo em escrever um poema homenageando as mulheres em seu dia. Não vou nem tentar! Vou ficar longe do "Quero poema", enquanto durar essa tentação.


Por essa razão me recolho dentro do "Faunos e mitos", e vou tentar escrever alguma coisa para homenagea-las! Elas que são mitos e talvez faunesas. Ou são faunesas e talvez mitos? Tanto faz.


Começando pelos mitos, eu lembro a minha preferida; Joana D'Arc. Milla Jovovich (foto) interpretou essa mulher maravilhosa de forma tão surpreendente que eu assisti seu filme três vezes no cinema, e o DVD, mais algumas dezenas. Só a boca da Milla já valeria o filme, mas sem dúvida dá para assistir o resto. Outros mitos mundiais que poderia citar, não são tão célebres quanto Joana D'Arc! Quem sabe a madre Tereza de Calcutá, Indira Ghandi, Helena de Tróia e Margareth Tatcher. Quem? É sim a dama de ferro! Tremendo mito.

Não vou citar nenhuma santa, por acreditar que santos são invenções! Até porque não teria espaço para tanta gente. Lembro de Michelle Pffeifer, hummmm, não chega a ser mito, mas saiam da frente! É linda para mais de quilometro.


Tem mitos brasileiros? Tem sim senhor. Exemplos: Anita Garibaldi, Olga Benário, Elis Regina, Carolina Kersting, Clarice Lispector, Tomie Ohtake, Cora Coralina, Luiza Erundina e todas as minhas amigas blogueiras.

Pera aí! Luiza Erundina? E o que tem isso? É mulher! Não é? E um mito, lá em SP, em alguns lugares pelo menos! Ou era. Tá legal, vamos riscar a Erundina.

Vou ter que me desculpar, pois devo estar cometendo muitas injustiças! Mas não é possível para mim lembrar tantas mulheres magníficas. Mito é uma maneira que escolhi para diferenciar um pouco, umas das outras! Pois na verdade são todas maravilhosas e no mesmo nível.


E as faunesas? Bom! Como eu não conheço nenhuma, vou ficar na lista dos mitos, que por certo já vai me arrumar encrencas.


Eu estou tentanto homenagear as mulheres em seu dia, sem parecer machista, porco chauvinista ou gay. Tenho certeza que em alguma destas categorias vou ser enquadrado! Mas não posso fazer nada, isso é o que eu sei sobre o gênero que é superior ao meu. O único momento que elas provam que não são tão superiores assim, é quando casam. Mas dizem que o gênero masculino parou de evoluir ainda na idade média! E as mulheres continuam evoluindo! Se a coisa continuar assim, em breve as mulheres vão criar a autoreprodução. E aí vão querer homem para quê?

Enquanto esse dia não chega, eu digo:


Feliz dia internacional das mulheres.

Um comentário:

Anna Geralda Vervloet Paim disse...

Agradeço pela bela e sincera homenagem às mulheres,e podes ter certeza de que mulheres e homens se completam juntos,nenhum é superior ao outro...Yin-Yang...
Abraços