sábado, 28 de fevereiro de 2009

Uma finalidade para Stonehenge.





Antes de falar em finalidades, vamos nos debruçar sobre a discussão em torno da idade deste monumento.

Alguns citam 3.500 a.C. como a "suposta" data de construção! Outros já falam em 10.000 a.C.
Bem aí já estaríamos tangenciando a fabulosa Atlântida, portanto vamos nos deter em 3.500 a.C.
A alotropia do C14 não entrou nessa conversa, pois de nada adiantaria determinar a idade dos monólitos! Conclusão: Não sabemos a idade de Stonehenge.
Mas sabemos que o tipo humano habitante da planície de Salisbury nesse período não passava da barbárie. E esse estado não se modificou muito até as invasões romanas em 50 a.C.


Finalidades.


A primeira função que se imagina para uma construção dessas, é a de um templo! Certamente o povo da região se reunia neste prédio para homenagear os seus deuses e aproveitavam para decidirem suas questões sociais e comerciais em assembléias presididas por algum tipo de chefe, ou druida.

A segunda, seria a de um "Soláris"! O sol no solstício de verão nasce entre Heel Stone e outra pedra que já não se encontra no local, para incidir seus raios nos corpos de célebres chefes sepultados nos 56 Aubrey Holes. Essas covas simbolizavam a entrada do submundo. A função dos raios de sol seria iluminar os corpos e inspirar a vida! Talvez uma nova vida!

A terceira finalidade, foi proposta pelo astrônomo americano Gerald Hawkins que uitilizando um computador, decodificou o alinhamento das pedras e concluiu que Stonehenge constituía um sofisticado observatório astronômico.

Perguntas.

Como um povo ainda na idade da pedra iria construir algo muito além de sua capacidade, para servir de templo ou um local de reuniões das tribos? Sabemos sem dúvidas, que para construir esse templo, seriam necessárias horas infindáveis de trabalho e uma tecnologia no mínimo razoável! Coisa que o povo da época não possuia.

Para que um povo usasse um prédio dessas proporções somente para iluminar corpos cremados, teria que estar num estado bem mais avançado. De que serviria essa cerimônia para um povo tão atrasado? Há quem diga que o templo é nada mais nada menos que um calendário para ser consultado por agricultores! Penso que isso estaria mais distante ainda, pois os habitantes da região na época, não tinham atingido esse estágio.
Quanto a teoria de Gerald Hawkins, só podemos perguntar uma coisa: Para quê um observatório astronômico num lugar inapropriado e construído por um povo primitivo?

Algumas crenças populares atribuem ao mago e druida Merlin, a construção do templo. Isso realmente é impossível, pois sabemos que se existiu esse druida, foi em 500 d.C. Não poderia ter participado dessa obra.
Na verdade não sabemos quem construiu Stonehenge, só sabemos que não seria por um povo primitivo e sem qualquer tipo de tecnologia, para movimentar e suspender massas tão grandes.

As finalidades de Stonehenge são tão enigmáticas quanto a sua origem. Somente um povo adiantado e com conhecimento no mínimo razoável teria interesse, numa construção desta magnitude. O monumento não é tão somente o círculo de trilitos que hoje conhecemos! Stonehenge faz parte de um imenso complexo "religioso" que reúne além dele, o Henge de Avebury, cujas origem e finalidades, também se perdem nas brumas dentre os rios Avon e Kennet.

O que talvez realmente importe, é que o fascício e o poder de Stonehenge dura até os nossos
dias. Não sabemos se foi construído por seres superiores a nós mesmos, ou por uma civilização há muito desaparecida, contudo, sabemos que trata-se de uma peça importantíssima no quebra-cabeças da trajetória humana! O complexo de Wiltshire está num centro de convergência
magnética, portanto sua concepção não é casual. Stonehenge é sem dúvidas o ponto catalizador de toda essa energia, portanto um poderoso magneto. Seus poderes são resgatados ainda hoje pelos druidas modernos! Estes se reúnem anualmente, atraindo místicos do mundo inteiro. Os benefícios dessa imensa energia são desconhecidos pelos leigos, mesmo entre os iniciados, poucos são os que conseguem discernir as ondas energéticas provindas de suas pedras colossais.

A relação entre os antigos druidas com o monumento não é comprovada! Mas sabemos que alguma energia originária do local podia ser captada, até em florestas distantes pelos magos antigos. Falaremos um pouco sobre tal força e como os druidas conseguiam captá-la.

Em outro dia..



Nenhum comentário: