terça-feira, 24 de novembro de 2009

Menina Faunesa-Mármore do Espírito Santo


Nessa escultura de 2002 tive como modelo uma menina então com 14 anos. Se fosse repetir essa obra hoje provavelmente não usaria modelo..Uma faunesa tem características especiais, não que essa menina não as tivesse, mas é evidente que um fauno tem emoções e desejos totalmente diversos dos seres humanos. Não sei bem porque, mas penso que consegui realizar uma escultura sem emoção alguma..Não que eu quisesse, mas na tentativa de neutralizar as emoções da menina acabei falhando com referência às emoções da jovem faunesa.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Os últimos dias de Atlântida.



Na verdade Atlântida não teve seus últimos dias, pelo menos estes não foram presenciados pelos seus habitantes..Os atlantes sabiam com décadas de antecedência o que iria acontecer com o seu poderoso império. A capital propriamente dita e o continente de Mu, foram paulatinamente sendo evacuados em todos os seu setores, incluindo as fazendas agrícolas nas planícies de Atlas.

A possibilidade de ter havido morte em massa é quase zero..Nem mesmo supostas classes pobres que não teriam tempo nem recursos para se salvarem podem ser relacionadas, pois estas não existiam em Atlântida..A miséria só foi conhecida na metrópole, quando houve invasões de povos bárbaros enlouquecidos pela fome..

A evacuação da população da cidade e do campo, deve ter sido uma operação fantástica..Sabemos que Atlântida se localizava perto do litoral então supomos que seus habitantes partiram em navios..
Imensos navios equipados com compartimentos para passageiros, carga e suprimentos foram utilizados..Provavelmente o número de pessoas excedia a dois milhões o que nos leva a crer que essa evacuação exigiu uns 5 anos para ser realizada.

Ao mesmo tempo que a capital atlante ia sendo esvaziada, colônias construídas em continentes distantes, iam sendo ocupadas..A população se espalhou rapidamente em diversas direções o que ocasionou a criação de diversas pequenas localidades e muitas delas originando grandes cidades conhecidas hoje.

Quando o desastre final devastou a imensa cidade, esta já estava abandonada há pelo menos 20 anos...Pequenos grupos de bárbaros, animais selvagens utilizaram por algum tempo a estrutura deixada pelos antigos moradores, mas mesmo eles não conseguiram suportar as constantes mudanças climáticas e tremores de terra que anteciparam o cataclismo que estava por vir. Quando aconteceu finalmente o que os sábios atlantes já sabiam, a sua magnífica cidade se encontrava em ruinas e tomada pelo matagal.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dionysios ou Dionísio.


A maior divindade secundária da terra. Ninguém teve sobre o gênio grego uma ação mais fecunda. A partir de um certo momento, tudo na Grécia sofreu influência do deus do vinho. A arte, poesia, vida social e a religião têm estreitas ligações com esse deus "polêmico". São diversas lendas que lembram, seu nome e lhe dizem respeito..Cada canto helenico enriquece com um novo mito com as aventuras maravilhosas do deus que ofertou ao homem o mais doce presente, o vinho.
Gerador de força, consolador nas aflições o vinho foi fonte inesgotável de inspiração e alegria.

Filho de Zeus com a ninfa Semele, foi perseguido por Artemis. Não conseguindo asfixiá-lo ainda no berço por serpentes, atacou-o com a loucura. Cybele o curou.
Escapou diversas vezes da morte até conseguir tornar-se adulto.

Em sua volta encontrou Ariadne filha de Minos rei de Creta..havia sido abandonada pelo marido Teseu. Consolou-a e amou-a e subiu com ela para o Olimpo.

O culto a Dionysios propagou-se rapidamente.. Em Atenas celebravam-se o seu festival de outono, nas vindimas (Dionysiacas) se provavam o vinho novo.
Durante essas festas praticavam-se brinquedos de enganos e jogos engraçados, assim originando as comédias.

Roma adotou as Dionysiacas como Bacanais, entretanto o grosseiro modo romano não soube conservar as virtudes religiosas dessas festas e em pouco tempo as Bacanais transformaram-se em orgias degradantes e escandalosas.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Portal das Águas - Granito 2005



Como seria a relação entre o homem primitivo e os elementos da natureza?
Tudo ainda mesclado ao ingrediente religioso? Sem dúvida os principais
santuários eram constituídos de fontes ou nascentes.. Mesmo na pré-história
os seres humanos já entendiam a importância da preservação dos mananciais..
Talvez até entendessem mais do que nós, seus descendentes..

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Últimas notícias: Tensão política em Atlântida.


"O recém empossado Conselho Imperial se depara com o seu primeiro problema político em sua incipiente gestão.. O venerável lider, Conselheiro Télus de Mastrodir teve que tomar sérias medidas com relação aos povos bárbaros que atacaram diversas colônias de agricultores na planície de Táros..A questão fundamental é que o governo está de "mãos atadas" no que se refere à politica externa. Enquanto o príncipe herdeiro Tárc não puder assumir ao trono, os colonos das planícies distantes da metrópole continuarão à merce de ataques bárbaros que rondam as plantações em busca de alimento. O governo formado pelos tutores imperiais Nômia de Althor e Ridalc Mansir, não tem autonomia para liberar o exército num ataque em represália aos atos de vandalismo nas colônias. Enquanto isso o Conselheiro Télus foi obrigado a mandar um esquadrão da guarda do conselho contra os bárbaros..Essa atitude foi condenada com veemência, pois a guarda do conselho não está preparada para esse tipo de campanha..Por outro lado, os próprios tutores têm consciência de que não há alternativas.

Chegam notícias dos primeiros confrontos nos quais a guarda do conselho dizimou parte das tribos que acamparam em torno das colônias fazendo com que milhares de bárbaros sobreviventes buscassem fuga nas matas no outro lado do lago. Num primeiro momento, há um sentimento de alívio, entretanto, já se percebe rumores de que grandes hordas bárbaras se aproximam da planície de Atlas.. O que tudo indica é que em breve haverá novos confrontos.. Os ministros esperam que até lá haja um consenso e que sejam finalmente encaminhadas as medidas necessárias para proteção dos colonos.

Os governantes provinciais acreditam que somente esquadrões do exército imperial tenham força para conter essa nova ameaça.. Se o jovem príncipe não pode tomar essa decisão é hora dos tutores esquecerem as leis da tradição e tomarem para si essa responsabilidade"...

Era o que bradavam os arautos na praça central de Atlântida...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O que faria se nascesse um....fauno??


Fauno Cantor. Mármore do Espírito Santo.

O que eu faria? Bem, em primeiro lugar eu não gostaria de nascer um fauno, mas um sátiro...Sem essa de mistura de bode com gente andar saltitando por aí..Ah não tem essa alternativa? Então tá!! um fauno. Está certo..!

" -Tu és um fauno..Te sentes como um fauninho elegante e alegre caminhando! toc..toc..toc..- Mas o que é isso? -Isso é o barulho dos cascos nas pedras!! Mas que coisa! até parece que estou de salto alto. Vamos fazer o seguinte, sem barulho de cascos tá..? Tá bem! Então tu és um fauno, mistura de bode com gente..(pensando) "Ainda bem que não é uma mistura de veado com gente". Um fauno muito simpático e popular, caminhando despreocupadamente num parque...-Num parque???? -Num prado quis dizer..! Verdes campos, flores e árvores frondosas.. Uma pequena cachoeira, chuá, chuá e um laguinho com cisnes e muitos peixinhos dourados. Meu!! estás te sentindo leve como uma pluma, a alegria toma conta de ti fazendo o teu rabinho balançar de tanta felicidade...e...-CHEEEEEEEGA!!!" (*&¨&%¨&*)*&...

Fauno é o teu pai...!! Pergunta pra ele se ele não quer sacudir o rabinho...?!!?GRRRRRRRRRR!

-Puxa vida! Não entendo! o fauno é uma figura tão simpática, bondosa e alegre que....hã? Se eu nascesse um fauno?? ME MATAVA!!

domingo, 8 de novembro de 2009

A viagem dimensional.


É quase uma instituição nas conversas sobre fenômenos inexplicáveis. Todos já ouvimos ou lemos sobre pessoas, animais e coisas que atravessam o tênue divisor cósmico entre as dimensões..Há casos em que até afirmamos com veemência ser de absoluta credibilidade. Entretanto, eu não imagino e nem conheci qualquer pessoa que explicasse, como isso se processa na prática. É possível? Não! é impossivel? Sim ou não?
Existe uma pequena confusão entre "viagem dimensional" e "viagem no tempo" são coisas completamente distintas. O tempo é "circular, sequencial ininterrupto" as dimensões são quadrantes espaciais e paralelos. Seria como se todos os espaços coubessem dentro do menor intervalo de tempo conhecido, ao mesmo "tempo".

Mas essa passagem de uma dimensão para outra, não seria exatamente a passagem da vida para morte e vice-versa? Se uma pessoa passa dessa dimensão para outra, poderá retornar? E ela teria feito essa viagem espontaneamente? Há relatos de desaparecidos
e ressurgidos em locais distantes.. Esses indivíduos em sua maioria, não conseguem explicar o que aconteceu e nem têm lembrança de onde estiveram.. Uma coisa é constante em quase todos relatos; "para eles o tempo não passou", no entanto para os que "ficaram" as horas, dias, meses e até anos continuaram voando.. Neste ponto a confusão entre os fenômenos se torna indestrutível..Será que estamos falando de viajantes dimensionais ou viajantes no tempo...Os dois? Não! O tempo não existe.

Tempo só funciona aqui na Terra... Fora dela....é só espaço dimensional..ou seja, dimensões.

E os portais para outras dimensões, existem mesmo?

Raga pela Divindade Suprema.



Solo de Sitarluth interpretando uma oração pela Energia Cósmica que rege o universo.
"Um Mantra pela proteção Divina"