sábado, 15 de agosto de 2009

Marte. Um antigo lar?


Segundo alguns cientistas, Marte não é o único planeta com história semelhante. Assim como o nosso vizinho vermelho, há possivelmente centenas de milhares de mundos muito parecidos com ele. Como também deve haver outras tantas centenas de planetas semelhantes à Terra. Ainda segundo alguns estudiosos, Marte teria sido muitissimo parecido com a Terra. Hoje sabemos que somente a Terra pode hospedar a vida humana, isso no nosso sistema é claro. Entretanto dizem que Marte ostentava uma belíssima cobertura vegetal com direito aos mares e oceanos, rios, florestas e talvez "vida inteligente". Vão mais longe ainda esses cientistas, dizem que seria uma réplica fidedigna do nosso amado lar terráqueo. Talvez um pouco menor. A conclusão mais lógica é que "Marte foi um dia o que a Terra é hoje, e a Terra será um dia o que Marte é agora".


Sem querer fazer frases de efeito, mas acho que isso é uma coisa quase certa. O problema é que nunca iremos saber. Aliás a humanidade não foi convidada a compartilhar da festinha organizada no universo. Infelizmente teremos ido embora alguns milhões de anos antes.


Suposições aqui e ali são possíveis todas as alternativas. Uma delas contempla a teoria da origem humana de forma magnífica. " Seres humanos que habitavam Marte sabiam com muita antecedência tudo o que iria acontecer com o seu planeta. Nós também sabemos, só que não vamos fazer absolutamente nada para evitar, mas os "marcianos" fizeram. Assim munidos de uma tecnologia milhares de vezes maior que a nossa, os nossos antepassados sairam em busca de um novo planeta que tivesse as mesmas condições do seu. Antes de aqui chegarem vagaram pelas distantes galáxias entregues nessa busca. Enquanto isso, seu velho planeta ardia em chamas entregue à própria sorte. Qual teria sido a razão que fizeram os marcianos adiarem a sua chegada à Terra? A mais provável é que o nosso mundinho ainda estava em condições nada propícias para a vida humana. Não dá para saber o tempo que isso durou mas deve ter sido muito, mas esse dia chegou. Então estamos aqui, garbosos descendentes de marcianos. A teoria não explica por qual motivo nossos ancestrais se mostram através da história como uma espécie em evolução. Pois por mais que possamos imaginar, a espécie humana que aqui chegou era menos que primitiva. Mas como é apenas uma teoria, assim ficará".

Nenhum comentário: