sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O guardião de Atlântida


Uma fera do mar, um monstro que por centenas de marinheiros foi visto! Durante séculos amedrontou pescadores e muitos habitantes das ilhas circundantes da Europa e África.

Esta criatura chamava-se "Leviatã". Há relatos surpreendentes nos mais antigos livros da humanidade, tais como a bíblia! Há quem diga que a baleia que engoliu e agasalhou o profeta Jonas, era na verdade o próprio Leviatã. Essa fera era nada menos que o guardião da entrada de Atlântida! Todos os navios que tentavam se aproximar da magnífica cidade, eram despedaçados pelo monstro e suas tripulações mutiladas e grande parte engolida pelo "animal".


Havia apenas um monstro desses? Ou uma horda que escondia-se nos penhascos submarinos e na primeira ameaça de alguma frota inimiga, eles avançavam e destruiam-na! Na verdade nunca se saberá! E se era um só, que destino teve essa fenomenal criatura? Onde teria se escondido, ou quem a teria destruido?


Vertentes de pensamento já opinaram que o animal na verdade seria uma "máquina" projetada e construída pelos cientistas atlantes com o propósito de guardar a metrópole de ataques que viessem pelo mar. Sabe-se que a grande cidade era cicundada por cadeias montanhosas e que só havia uma entrada para o porto de Atlântida, então a "máquina" poderia ficar em algum lugar guardada e colocada em funcionamento assim que era dado algum alarme. Mas qual seria a fonte de energia para uma máquina tão poderosa?


Sobre Leviatã há muito para falar e muito mais para perguntar. Era uma máquina? Um animal?

Se era máquina, deveria usar a mesma energia que os atlantes usavam para voar! Que aliás ainda não se sabe qual era! Como animal, poderia ser algum cetáceo pré-historico que chegou até o período glacial sem maiores mutações! Só temos que nos habituar com a ideia que os atlantes conseguiram domesticá-lo, o que não deve ter sido uma tarefa das mais fáceis.


Há alguns estudiosos da mitologia que consideram tudo uma grande invenção, inclusive a própria mitologia dá um jeito no famoso monstro! Simplesmente o herói Héracles (Hércules) quando na conquista de Atlântida teve como uma das primeiras terefas, livrar-se do animal! A mitologia assim como algumas religiões, explicam tudo de maneira milagrosa ou usando os seus heróis! Assim pode ter acontecido com Leviatã, ter sido morta ou destruida por um desses heróis.

Um comentário:

nicomongo disse...

Que dahora, eu não sabia que o leviatã tinha sido destruído.
Pensei que ele foi e ainda é o guardião da cidade de atlântida.
Será que atlântida existe?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!