sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O guardião de Atlântida


Uma fera do mar, um monstro que por centenas de marinheiros foi visto! Durante séculos amedrontou pescadores e muitos habitantes das ilhas circundantes da Europa e África.

Esta criatura chamava-se "Leviatã". Há relatos surpreendentes nos mais antigos livros da humanidade, tais como a bíblia! Há quem diga que a baleia que engoliu e agasalhou o profeta Jonas, era na verdade o próprio Leviatã. Essa fera era nada menos que o guardião da entrada de Atlântida! Todos os navios que tentavam se aproximar da magnífica cidade, eram despedaçados pelo monstro e suas tripulações mutiladas e grande parte engolida pelo "animal".


Havia apenas um monstro desses? Ou uma horda que escondia-se nos penhascos submarinos e na primeira ameaça de alguma frota inimiga, eles avançavam e destruiam-na! Na verdade nunca se saberá! E se era um só, que destino teve essa fenomenal criatura? Onde teria se escondido, ou quem a teria destruido?


Vertentes de pensamento já opinaram que o animal na verdade seria uma "máquina" projetada e construída pelos cientistas atlantes com o propósito de guardar a metrópole de ataques que viessem pelo mar. Sabe-se que a grande cidade era cicundada por cadeias montanhosas e que só havia uma entrada para o porto de Atlântida, então a "máquina" poderia ficar em algum lugar guardada e colocada em funcionamento assim que era dado algum alarme. Mas qual seria a fonte de energia para uma máquina tão poderosa?


Sobre Leviatã há muito para falar e muito mais para perguntar. Era uma máquina? Um animal?

Se era máquina, deveria usar a mesma energia que os atlantes usavam para voar! Que aliás ainda não se sabe qual era! Como animal, poderia ser algum cetáceo pré-historico que chegou até o período glacial sem maiores mutações! Só temos que nos habituar com a ideia que os atlantes conseguiram domesticá-lo, o que não deve ter sido uma tarefa das mais fáceis.


Há alguns estudiosos da mitologia que consideram tudo uma grande invenção, inclusive a própria mitologia dá um jeito no famoso monstro! Simplesmente o herói Héracles (Hércules) quando na conquista de Atlântida teve como uma das primeiras terefas, livrar-se do animal! A mitologia assim como algumas religiões, explicam tudo de maneira milagrosa ou usando os seus heróis! Assim pode ter acontecido com Leviatã, ter sido morta ou destruida por um desses heróis.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Atlântida. A Metrópole perdida


Pesquisadores norte americanos declararam às agências internacionais de notícia, que finalmente há indícios irrefutáveis da descoberta de Atlântida! Segundo os cientistas, no litoral de Chipre, foi encontrada a 1500 pés de profundidade, uma estrutura de tijolos que seria a base da acrópole da famosa cidade. Considerada a maior descoberta até hoje registrada, a tal estrutura apoia-se numa formação semelhante a uma imensa muralha! Comprovando a informação, foram encontrados vestígios de uma parede monumental construída também com esse material.


É provável que seja realmente de Atlântida essas descobertas! Restam ainda os testes de C14 para comprovar a idade desse material! Segundo Platão, Atlântida teria desaparecido a aproximadamente 9.000 anos antes de sua época, portanto para nós teria 12.000 anos aproximados! Há muitas controvérsias com relação a idade dessa metrópole, alguns pesquisadores falam em pouco mais de 5.000 anos apontando o Egito como uma parte restante dessa fabulosa cidade! Outros recuam muito mais chegando à uma civilização distante de nós cerca de 50.000 anos, seja, antes dos dois cataclismos universais conhecidos pela humanidade! Infelizmente uma informação não coaduna com a outra! Significa dizer que teremos que esperar muito para os cientistas chegarem a um acordo! Se a idade dessa muralha de tijolos for inferior a 5.000 anos, provavelmente fará parte da civilização Minóica, por outro lado se atingir a marca de 11.000 ou 12.000 anos aí podemos começar a festejar.


Só uma coisa que considero precipitada, é o fato de afirmar que essa muralha seria a cidade de Atlântida finalmente encontrada! Que seja parte dela, penso ser possível e até provável, mas não que seja ela! Há uma crença que Atlântida fosse uma ilha que afundou ou um continente que teve o mesmo destino! Sim! Foi um continente mas não com apenas uma cidade chamada Atlântida como alguns imaginam, mas sim uma imensa cidade que se espalhava por todo o continente abrigando milhões de habitantes.


Portanto é provável que seja realmente uma pequena célula da metrópole desaparecida.