terça-feira, 8 de março de 2016

Uma passagem mitológica de sangue, inveja e dor..


Tudo começou quando o sátiro Marsías encontrou uma flauta que pertencera à deusa Atena.
Flauta que Atena tinha inventado e mais tarde, havia descartado, porque, ao tocá-la, suas bochechas ficavam muito inchadas, sendo caçoada por Hera e Afrodite.
Marsias tornou-se um músico tão perfeito que desafiou Apolo a uma competição, onde o vencedor teria direito de punir o perdedor. As ninfas foram as juízas do torneio! Obviamente Apolo ganhou e Marsias foi esfolado vivo. O deus arrependeu-se de uma punição exageradamente severa e quis "homenagear" o seu concorrente fazendo do sangue do sátiro nascer o rio Marsias.
Vê-se quão injusta e hipócrita era a relação dos deuses com os seres "inferiores", incluindo os humanos.
Apolo trapaceou ao escolher suas apaixonadas ninfas para mediarem a aposta e demonstrou toda sua inveja ao perceber que o sátiro possuía talento inato e poderia vencer...!!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Os confortáveis elmos hoplitas.




Os maiores guerreiros de todos tempos, os hoplitas, também eram homens acima do normal. Além de carregarem equipamentos que pesavam em média 30 quilos, tinham que aguentar o sol esquentando um elmo de bronze pesando mais alguns quilos. Em muitas situações, os pelotões esperavam várias horas, às vezes até dias postados de pé até que ordens fossem dadas pelos comandantes para um ataque mortal.
Isso de forma alguma intimidava o hoplita..Entretanto é difícil imaginar o que acontecia nessas condições extremas. É provável que muitos desses guerreiros atacavam sob efeito de um transe, talvez até acometidos de loucura.
Nas fotos temos o elegante elmo ateniense seguido do espartano e finalmente o grosseiro elmo da Tessália..
O espartano era mais pesado e eficiente para aparar os golpes, porém reduzia a visão do combatente. O ateniense também eficiente e reduzia mais ainda a visão. O melhor deles era o tessaliano, mais leve e com visão mais ampla, porém bastava um único golpe certeiro para tirar o seu usuário da batalha.
Cada um tinha qualidades e muitos defeitos, complicado mesmo era entender como os soldados não retiravam nem para dormir.. Não é de admirar que a maioria enlouquecia dentro deles...!